Com a pista que eu tinha na Certidão de Óbito do Valentim, decidi ir a Itália para pesquisar sobre ele na Comune. La, nos informaram que documentos de 1853 (ano de nascimento do Valentim) não estariam na Comune, mas no Arquivo Histórico. Deste modo, depois de nos fartar comendo uma deliciosa pizza, nos informamos da localização do Arquivo Histórico e nos pusemos à caminho do mesmo.
O lugar era meio longe, tivemos que pegar um ônibus para chegar até lá. Foi uma experiência muito interessante, pois o pessoal lá nos deu a oportunidade de pesquisar nós mesmas nos livros de registro de nascimentos antiquíssimos da Província, de passar as páginas com nossas próprias mãos e de ler aquela escrita tombada pra frente, mais cheia de voltas. Descobri vários detalhes novos sobre o Valentim, a data exata de seu nascimento, o nome de seus pais, onde eles moravam. Muito bacana... Eu não esperava de ter encontrado tantas informações
Primeiramente a funcionária procurou no computador e achou dois registros do Valentim, mas não em 1853 (data da certidão de óbito), mas de 1854. Ou seja, ele morreu com 63 e não com 64 anos!! Aí a moca foi pegar os dois livros do registro pra ver o motivo pelo qual ele tinha dois cadastros, um de 1854 e outro no livro de 1855. Eu imaginei que eles tivessem feito confusão com a data de batismo, mas quando ela trouxe os livros e a gente foleou, percebemos que no livro de 1855, ele havia sido registrado com a data de nascimento de 1854. Isso quer dizer que na verdade ele tem 2 registros iguais, mas em 2 livros diferentes. Enfim, aí está o que eu descobri ate agora, passa pra tia Mamai depois!! Mas o que mais me chamou a atenção, foi o fato do nome dele não ser Valentim, mas sim "Valentino". Sendo assim, o que eu descobri foi o seguinte:
• Nome na certidão de nascimento: Valentino Dal Gallo
• Nascimento: 20-08-1854
• Nome do Pai: Giammario Dal Gallo
• Noma da Mãe: Giovanna Zanon
• Registro de nascimento feito na cidade de Campodarsego (Província de Padova e
não na cidade de Padova). A Certidão deveria se encontrar em alguma paroquia de lá.
• Cidade de residencia apesar do registro ter sido feito em Campodarsego: Vigodarzere
O próximo passo seria então ir ate Campodarsego e ver se tem alguma certidão lá, quem sabe até de casamento. Se não a gente pode procurar por esta em Vigodarzere.
Depois de sairmos do Arquivo Histórico de Padova, decidimos ver um pouco mais da cidade. Padova é uma cidade muito bonitinha. Os habitantes foram muito simpáticos sempre que pedimos informações, apesar de eles falarem um dialeto que eu mal podia entender uma palavra sequer. Andamos pela famosa praça Prato della Valle, vimos prédios e monumentos históricos e em seguida, visitamos a famosa Basílica de Santo Antônio de Pádua. A Basílica é simples por fora e muito bonita por dentro, mas um tanto quanto diferente. Encontraram o caixão onde o Santo Antônio do século XII estava e abriram-no em 1981. Daí eles removeram seus órgãos ainda conservados e fizeram uma espécie de exibição numa ala especial da Basílica, para que os fiéis pudessem ver tudo isso separado em pequenos relicários: sua língua, as cordas vocais, o manto em que o corpo estava envolto, etc. É bem estranho, mas é uma visita que vale a pena.
Basílica de Santo Antônio de Pádua
< Capela do Tesouro - onde as relíquias
A língua de Santo Antônio --->
dentro do relicário
Abaixo, mais
fotos de Padova:
Prato della Valle
Palazzo della Ragione
Palazzo della Ragione por dentro
<--------- La Torre dell'Orologio
ola, muito interessante sua jornada na busca das raizes,
ResponderExcluirsou da familia Dal Gallo também, meu trisavô veio da italia junto com seu pai e sua mãe, mas não consegui nada aqui no brasil que fale de onde eles vieram da Itália, vc não chegou a saber se o Valentino teve algum irmão? pois o pai de meu trisavô veio pra o brasil com 57 anos com um filho de 12 anos, se vc tiver alguma informação seria de muita ajuda. meu email(leobett@gmail.com)
obrigado
marcos